Programas Gratuitos

Framingham Adult ESL+
P.O. Box 4860, Framingham, MA 01704 
Telefone: 508-626-4282 
O Programa de Inglês para Adultos em Framingham (FAESL+) é um programa gratuito que ensina a língua inglesa e outras habilidades para mais de 700 alunos. O programa oferece classes com sete níveis de inglês. O objetivo é desenvolvimento oral da língua com ênfase em aculturação, sobrevivência e integração social. As habilidades de leitura e de escrita também fazem parte do currículo. O programa fornece desde aulas de ABE - Adult Basic Education (Educação Básica para o Adulto) em níveis iniciante, intermediário e HiSET (GED) - (Diploma de Graduação Equivalente ao nível de Segundo Grau (High School) - que funciona como um curso supletivo de Segundo Grau). O programa inclui também literatura familiar/cuidado com a criança, aconselhamento, grupos de conversação, aula de informática, aula de cidadania, convidados especiais, excursões educativas e outros programas de enriquecimento cultural. 

Joan Brack Adult Learning Center, SMOC
7 Bishop St., Framingham, MA 01702 
Telefone: 508-620-2677 
Aulas de HiSET (GED) - Supletivo do 2o Grau.

Literacy Unlimited, Framingham Public Library
49 Lexington Street, Framingham, MA 01702
Telefone: 508-532-5574 
Literacy Unlimited é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986 pela Biblioteca Pública de Framingham e agora inclui a Biblioteca Morse em Natick. Fornece, de forma gratuita e confidencial, ensino individual para adultos na região do MetroWest em leitura, escrita, matemática, preparação para o HiSET (GED) (supletivo do 2o Grau), cidadania e inglês como segunda língua. Grupos de conversação e aulas de inglês para sobrevivência também são oferecidas. As pessoas interessadas nesse programa podem se inscrever durante os meses de Janeiro, Maio e Setembro. Os nomes dos inscritos são colocados em uma lista de espera e são chamados dentro de 3-4 meses. Visite ou ligue para o escritório. Todas as ligações e correspondências da Literacy Unlimited são confidenciais. 

Hudson-Maynard Adult Learning Center
2 Clock Tower Place, Suite 105, Maynard, MA 01754 
Telefone: 978-897-4203 
O Centro de Aprendizagem para Adulto de Maynard fornece ESL, ABE, o pré-GED e classes gratuitas de HiSET (GED) para aproximadamente 200 estudantes a cada ano. Aulas pela manhã e à noite. As aulas são ministradas em Maynard e em Hudson. Consultoria e tecnologia são incorporadas também ao currículo.

Quinsigamond Community College at Assabet Valley
215 Fitchburg Street, Marlborough, MA 01752
Telefone: 508-263-9673

Young Parents Program, SMOC
7 Bishop Street, Framingham, MA 01702
Telephone: 508-872-4853
HiSET GED para pais jovens (de 14 a 21 anos) que recebem assistência DTA. Transporte e cuidado de crianças são oferecidos.

Massachusetts Adult Literacy Hotline
Telephone: 800-447-8844

Programas Pagos

Brazilian-American Center (BRACE)
560 Waverly St, Framingham, MA 01702
Telephone: 508-628-0360
Programas de português, ESL e música. 

Continuing Education Office, Keefe Tech Regional High School
750 Winter Street, Framingham, MA 01702
Telefone: 508-935-0202
Email: info@ktconed.org
Oferece aulas de ESL no outono e na primavera. O curso dura 10 semanas, com duas aulas por semana.

ESL program, Framingham State
100 State St., Framingham, MA 01701
508-626-1510
esl@framingham.edu
Inglês intensivo, ESL para a comunidade, preparação para o TOEFL, inglês comercial e executivo, escrita, pronúncia e diminuição do sotaque, comunicação oral. 

Mass Bay Community College- ESL
19 Flagg Drive, Framingham, MA 01701 
Telefone: 781-239-2511
esl@massbay.edu
Níveis de ESL 1-4.

Educação Superior

Faculdades da Comunidade 
Algumas comunidades têm faculdades com cursos de dois anos que permitem ao aluno começar sua carreira no curso superior. Estes programas fornecem instrução em áreas especializadas técnicas que não requerem instrução de nivel superior Universitário de quatro anos, como por exemplo, técnica odontológica, programação em informática, etc... Servem também para iniciar o aluno em cursos de bacharelado de quatro anos. Estas faculdades oferecem frequentemente o Inglês como segunda lingua mediante o pagamento de mensalidades. Frequentar os cursos das faculdades comunitárias é uma boa opção para os recém chegados para reverem suas aptidões e verem o que é esperado dos alunos nas faculdades americanas.

Universidades e Faculdades 
O programa regular de ensino de uma faculdade é de quatro anos, habilitando o aluno ao grau de bachalerado. Se o aluno desejar continuar sua instrução, ele deverá se matricular em uma escola de pós-graduacão. O estado de Massachusetts tem um grande número de faculdades de quatro anos, bem como de Universidades. A biblioteca é a melhor fonte de informação sobre estas escolas e suas exigências. 

Os imigrantes que planejarem estudar em faculdades ou em universidades americanas devem lembrar que o Inglês fluente é exigido pela maioria das mesmas. Os alunos que não têm um grau de bacharelado do seu próprio país, terão que fazer o exame do SAT - Scholastic Aptitude Test-(Teste de Aptidão Escolar) e os exames do TOEFL (teste de Inglês como língua estrangeira). Os livros de preparação para estes testes podem ser encontrados em todas as bibliotecas ou na maioria das livrarias.

A Biblioteca Pública de Boston situada na Boylston St. (trem da linha verde para a estação de Copley) tem uma vasta variedade de serviços disponíveis para as pessoas que procuram informações sobre faculdades e universidades Americanas. No andar térreo da biblioteca pode ser encontradas informações sobre escolas e formulários para ajuda financeira. http://www.asa.org/for-students/college-planning/

Ajuda financeira está disponível em muitas faculdades para os alunos com baixa renda que estão qualificados para tal, isto é, cidadãos ou residentes legais nos Estados Unidos. Os formulários estão disponíveis através da escola para a qual você está requerendo. Muitos dos auxílios financeiros são determinados pela renda e outros recursos financeiros. O conselheiro financeiro de cada escola pode ser de grande ajuda com estes requerimentos. 

Aulas nas faculdades para os cidadãos com idade acima de 60 anos e estão disponíveis em todas as faculdades do estado por um pequeno custo. Estes cidadãos podem se matricular em qualquer curso, mas não recebem o crédito da faculdade pelos mesmos. Os cidadãos interessados devem ligar para a escola que desejarem frequentar ou o Callahan Senior Center (508-620-4819) para maiores informações. 

 

November 2015